Biografia
Biografia
Voz versátil, cujo timbre lhe confere uma qualidade lírica e agilidade para coloratura, permitem à cantora Nélia Gonçalves apresentar-se regularmente ao lado de músicos e agrupamentos de uma ampla variedade estilística, que decorrem desde o barroco até à música contemporânea.
Voz versátil, cujo timbre lhe confere uma qualidade lírica e agilidade para coloratura, permitem à cantora Nélia Gonçalves apresentar-se regularmente ao lado de músicos e agrupamentos de uma ampla variedade estilística, que decorrem desde o barroco até à música contemporânea
Tem participado e desenvolvido diversos projetos no âmbito da interpretação da canção e música de câmara. A este nível, colaborou em 2022, com a recém-criada Associação Portuguesa de Lied, no seu primeiro festival, onde, entre as várias obras, interpretou as Liebeslieder de Brahms na versão para quarteto vocal. Paralelamente tem ainda desenvolvido vários projetos em parceria com diversos instrumentistas e agrupamentos. Prière et Meditation traça um roteiro pela música religiosa francesa dos séculos XIX e XX para voz e orgão, enquanto Amores trágicos explora o tema da tragédia amorosa que inspirou vários compositores ao longo dos séculos.
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Na música antiga, tem ainda colaborado com diversos agrupamentos especializados neste estilo, dos quais se destaca Flores da Mvsica, direção de João Paulo Janeiro, Ludovice Ensemble, direção de Fernando Miguel Jalôto e Orquestra Barroca da Casa da Música, direção de Laurence Cummings. Obras como Stabat Mater de Pergolesi, Glória em Ré maior de Vivaldi, Messias de Handel, Oratória de Natal ou a Paixão Segundo São Mateus de Bach fazem parte do seu repertório.
Na cena operática integrou o elenco na opera Diálogo das Carmelitas de Poulenc, no Teatro Nacional de São Carlos, sob direção de João Paulo Santos e encenação de Luís Miguel Sintra, em 2016 e ainda no mesmo ano interpretou Hansel, na ópera Hansel e Gretel de Humperdink (versão portuguesa), integrado na Temporada D’arcos sob direção de Nuno Côrte Real e direção de Mário Alves. Mais recentemente integrou o elenco da opera Elektra de Richard Strauss como Primeira Criada (versão concerto) na Casa da Música no Porto, sob direção de Stefan Blunier.
No música contemporânea, destaca-se a participação, em 2019, na ópera Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada de Tiago Cutileiro (produção Arte no Tempo) com o papel de Narrador e, em 2017, na ópera Hummus de Zad Moulaka, no papel de Truika (produção da Opera Lab Europa).
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Diálogo das Carmelitas de Poulenc, Teatro Nacional de São Carlos, 2016
Ao nível da música coral, tem vindo a colaborar desde 2009 com o Coro Casa da Música no qual trabalhou com diversos maestros como Paul Hillier, James Wood, Simon Carrington, Andrew Bizants, Kaspars Putniņš, Christoph König, Andrew Parrott, Peter Rundel, Pedro Teixeira, e mais recentemente com o ZêzereArts Vocal Ensemble (ZAVE), dirigido pelo maestro Brian Mackay. Participou ainda na primeira edição do Tenso European Chamber Choir, que contou com a participação de jovens cantores de toda a Europa, dirigido por Kaspars Putniņš e Geert Berghs em Riga (Letónia).
Realizou a sua formação no Conservatório de Música de Coimbra, prosseguindo depois estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu o Mestrado em Ensino de Música (variante Canto), em 2013, e a Licenciatura em Performance – Canto (com distinção). Paralelamente tem vindo a aprofundar os seus conhecimentos vocais através da participação em diversos workshops e masterclasses com prestigiados professores como Claire Vangelisti, Susan Waters, Laura Sarti, Brian Gill, Pierre Mak, Elisabete Matos, Dora Rodrigues, João Paulo Santos, Kathryn Harries, Mark Shanahan, Della Jones e Janet Williams. Realizou, também, formação no ENOA (European Network of Opera Academies), como bolseira da Fundação Gulbenkian.
Mantém, ainda, uma colaboração regular com o Festival Zêzerearts, sob direção artística de Brian MacKay, no qual integra os corpos artísticos e formadores. Atualmente leciona Canto e Técnica vocal na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
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Tem participado e desenvolvido diversos projetos no âmbito da interpretação da canção e música de câmara. A este nível, colaborou em 2022, com a recém-criada Associação Portuguesa de Lied, no seu primeiro festival, onde, entre as várias obras, interpretou as Liebeslieder de Brahms na versão para quarteto vocal. Paralelamente tem ainda desenvolvido vários projetos em parceria com diversos instrumentistas e agrupamentos. Prière et Meditation traça um roteiro pela música religiosa francesa dos séculos XIX e XX para voz e orgão, enquanto Amores trágicos explora o tema da tragédia amorosa que inspirou vários compositores ao longo dos séculos.
Na música antiga, tem ainda colaborado com diversos agrupamentos especializados neste estilo, dos quais se destaca Flores da Mvsica, direção de João Paulo Janeiro, Ludovice Ensemble, direção de Fernando Miguel Jalôto e Orquestra Barroca da Casa da Música, direção de Laurence Cummings. Obras como Stabat Mater de Pergolesi, Glória em Ré maior de Vivaldi, Messias de Handel, Oratória de Natal ou a Paixão Segundo São Mateus de Bach fazem parte do seu repertório.
Na cena operática integrou o elenco na opera Diálogo das Carmelitas de Poulenc, no Teatro Nacional de São Carlos, sob direção de João Paulo Santos e encenação de Luís Miguel Sintra, em 2016 e ainda no mesmo ano interpretou Hansel, na ópera Hansel e Gretel de Humperdink (versão portuguesa), integrado na Temporada D’arcos sob direção de Nuno Côrte Real e direção de Mário Alves. Mais recentemente integrou o elenco da opera Elektra de Richard Strauss como Primeira Criada (versão concerto) na Casa da Música no Porto, sob direção de Stefan Blunier.
No música contemporânea, destaca-se a participação, em 2019, na ópera Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada de Tiago Cutileiro (produção Arte no Tempo) com o papel de Narrador e, em 2017, na ópera Hummus de Zad Moulaka, no papel de Truika (produção da Opera Lab Europa).
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Diálogo das Carmelitas de Poulenc, Teatro Nacional de São Carlos, 2016
Ao nível da música coral, tem vindo a colaborar desde 2009 com o Coro Casa da Música no qual trabalhou com diversos maestros como Paul Hillier, James Wood, Simon Carrington, Andrew Bizants, Kaspars Putniņš, Christoph König, Andrew Parrott, Peter Rundel, Pedro Teixeira, e mais recentemente com o ZêzereArts Vocal Ensemble (ZAVE), dirigido pelo maestro Brian Mackay. Participou ainda na primeira edição do Tenso European Chamber Choir, que contou com a participação de jovens cantores de toda a Europa, dirigido por Kaspars Putniņš e Geert Berghs em Riga (Letónia).
Realizou a sua formação no Conservatório de Música de Coimbra, prosseguindo depois estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu o Mestrado em Ensino de Música (variante Canto), em 2013, e a Licenciatura em Performance – Canto (com distinção). Paralelamente tem vindo a aprofundar os seus conhecimentos vocais através da participação em diversos workshops e masterclasses com prestigiados professores como Claire Vangelisti, Susan Waters, Laura Sarti, Brian Gill, Pierre Mak, Elisabete Matos, Dora Rodrigues, João Paulo Santos, Kathryn Harries, Mark Shanahan, Della Jones e Janet Williams. Realizou, também, formação no ENOA (European Network of Opera Academies), como bolseira da Fundação Gulbenkian.
Mantém, ainda, uma colaboração regular com o Festival Zêzerearts, sob direção artística de Brian MacKay, no qual integra os corpos artísticos e formadores. Atualmente leciona Canto e Técnica vocal na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.